sábado, 24 de abril de 2010

O ESTADO DAS ESTRADAS TERCEARIAS


Bastas vezes a rádio noticiou que o investimento na agriculturq foi baixo em 2009: Se assim foi, é necessário saber as causas dessa falta de “motivação” dos fazendeiros em exercer a actividade.
Tenho tentado fazer algo no sitio que possuo na Comuna da Sanga/Municipio do Waku Kungo, mas o estado da estrada que liga o Municipio à Comuna e como esta muitas outras, é tal que é impossível circular por ela. Teimosa que sou e porque estou mesmo decidida a ir para frente, meti-me na estrada e olhem só o que me aconteceu: por 3 vezes a carrinha que levava, apesar de possuir tracção ás quatro rodas, “enterrou” e uma viajem que deveria ser feita em hora e meia, levou-me 6 horas!
A máquina de facto passou por ali, abriu e limpou a estrada mas como é uma estrada lamacenta e não levou brita, com a alta pluviosidade característica da zona, criou em vários troços, lugares impossíveis de se transitar. Para “mal dos meus pecados”, os “ajudantes” cobram 10.000,00 Kwanzas para “ajudar” a retirar a viatura do “enterro”.
E eu pergunto: investir na agricultura sem estradas, sem infrestruturas?

2 comentários:

  1. João,
    Dá nisso viajar sem rapaz para ajudar em momentos como esse que relatas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Canhanga,
    Obrigada por tua visita. Na verdade tenho um ajudante que nos últimos tempos viaja comigo mas desta vez não foi suficiente para nos tirar da "enrrascada".
    Abraço
    MJ

    ResponderEliminar