sábado, 24 de abril de 2010

O MOINHO DE PEDRA





Prometi que lá voltaria e voltei! Foi em 2006 que estive em Dala Jamba, um dos Sectores da Comuna da Sanga, no Município do Waku Kungu (antiga Cela), no Kwanza Sul. Três coisas atrairam a minha atenção: a flor roxa que sai directamente da terra por ter seu caule ai enterrado, a ponte de pedra por debaixo da qual passa um riacho e o moinho de pedra. Não encontrei a flor, nem fui até a ponte mas vi e registei o Moinho de Pedra.
Foi criado em 1973 pelo Sr. Bento Lussasse, Diácono da Igreja Apostólica de Dala Jamba: Procurei saber como conseguiu tal proeza e fui elucidada: Para fazer um Moinho de Pedra, são necessárias duas pedras grandes arredondadas com um buraco no centro. A pedra de baixo é estática, não se movendo portanto e a de cima mantém um ritimo constante de movimento circular. São estas que moem os grãos que se transformam em farinha. As pedras foram trabalhadas até terem a configuração desejada e, depois, são feitos os buracos no centro. Os buracos são feitos com um ponteiro de ferro e a perfuração é lenta pois os buracos têm que sair perfeitos. Assim, o buraco da pedra de baixo levou 15 dias a ser aberto e o da de cima, 5 dias. As duas rodas do moinho vão moendo os grãos um a um, produzindo a farinha (fuba) que é o alimento principal da zona e do país inteiro, havendo regiões em é mais utilizada a fuba de milho e noutras a de mandioca.

2 comentários:

  1. MJN,
    Valeu a informação histórica e que desperta até alguma curiosidade. Subentendo que Sanga é comuna do Uako Kungo, no Kuanza-Sul, mas seria melhor esclarecer aos leitores que se possam interessar por esta preciosidade.
    Inicialmente julguei que fosse em STP.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Canhanga, assim farei.
    MJ

    ResponderEliminar